Pode parecer que a internet no geral seja um lugar onde se possa fazer e dizer o que quiser, que não há lei e nem punição, o que não é verdade. A cada dia surgem mais instrumentos para monitoramento do “mundo virtual” e isso inclui legislação específica ou outras já existentes, que se aplicam também para a internet, principalmente para as redes sociais.
Uma das leis que se aplicam também na esfera virtual é a dos direitos autorais (Lei 9.610/98). Todo conteúdo publicado nas redes sociais, por exemplo, passa a ser protegido por esta lei, bem como a utilização de conteúdo de outro, sem os devidos créditos, que é considerado plágio, ou seja, reprodução de conteúdo na íntegra ou em parte de obra de outro autor.
O mesmo se aplica às imagens. Não é correto utilizar fotos obtidas em pesquisas no Google, por exemplo, para ilustrar postagens, pois muitas têm direitos autorais. O melhor, neste caso, é utilizar banco de imagens, que já deixam claras suas regras e a forma de utilização.
As redes sociais e a internet como um todo são amplamente utilizadas por muitas empresas para a venda de produtos e serviços, na dúvida, o melhor a fazer é consultar um especialista que irá fornecer a melhor indicação.