Atualmente é muito comum as empresas estipularem metas de desempenho para seus colaboradores, prática que não é nova e tampouco ilegal. Porém é de suma importância que as empresas se preparem adequadamente para implantar os sistemas de metas, bonificações e até a tão falada meritocracia.
Metas são importantes para estimular a equipe a ter um ritmo de produtividade, o que, se feito da forma correta, é um instrumento muito positivo no ambiente corporativo, pois mantém o time engajado e na busca por melhores resultados.
As metas precisam ser bem elaboradas e divulgadas de forma clara, sejam elas individuais ou por departamento. Os sistemas de bonificação atrelados as metas idem, costumam funcionar muito bem quando a equipe entende e participa do processo.
Do ponto e vista trabalhista, a preocupação é sempre com a forma que essas metas são cobradas, as quais não podem causar constrangimento ao trabalhador, muito menos trazer sofrimento emocional, a fim de evitar futuras reclamações trabalhistas. Todas as empresas hoje precisam estar atentas a comportamentos que possam ser encarados como assédio ou mesmo disparadores de problemas como burnout, ansiedade e até depressão.
O feedback para o colaborador que não atingiu a meta precisa ser feito com respeito e, acompanhado de orientações para facilitar o alcance das expectativas no futuro.